Fazendo Bonecos Animados: Um Robô que Protege o seu Tesouro


Há uma versão atualizada e com muito mais detalhes desse tutorial em:  http://www.computacaonaescola.ufsc.br/?page_id=525


Vamos fazer um robô-guardião que cuida ciumentamente de um conjunto de moedas em seu peito? Sempre que alguém aproxima a mão, o robô fecha os braços, capturando a mão do incauto…

Tuboneco.png

Para isso vamos ter de fazer o robô “sentir” que alguém aproxima a mão. O ideal para isso é um sensor ultrassônico que vai usar sonar, como os morcegos, para analisar o seu ambiente. Para o robô “capturar” o incauto, você pode usar dois servomotores bem simples que vão movimentar os braços do robô.

Tipo de Material Descrição
Microcontrolador Arduino Nano ou Uno
Base de Prototipagem Protoboard 128 ou 400 furos
Servomotor 2 x SG-90 (superbarato!)
Sensor Ultrassônico HC-SR04
Material de Construção Canos e conexões de PVC de 25 mm (talvez o material de construção para robótica em escolas mais simples, barato e flexível que existe), eucatex ou papelão, EVA para as “mãos”

Ferramentas de Construção Chave de fenda e furadeira se for parafusar os braços (pode-se fixá-los no servomotor com fita crepe ou isolante também), tesoura para cortar papelão e EVA, serrote de arco se for usar eucatex

 Como eu monto o Boneco de Canos?

PVC-Duino

 

O boneco é superfácil de montar. Poder ser construído com canos de PVC que você encontra em qualquer loja de material de construção. As figuras acima detalham a estrtura (os canos são mostrados em posição para serem encaixados). Tudo o que você necessita é:

  • 1m de cano de PVC de 25 mm (você vai cortá-lo em pedaços como está na figura acima)
  • 6 joelhos de 25 mm
  • 7 “T”s de 25 mm

Se você quiser olhar o projeto com mais detalhes ou modificá-lo, temos abaixo 3 versões em SketchUp:

Para afixar os servomotores, como mostra a figura abaixo,  você vai ter de retirar uma faixa de 1 cm de largura e 3 cm de comprimento da parte superior de cada braço.

pvc-duino4

A melhor maneira de abrir esse espaço para os servos é:

  • Serrando duas entradas de 3 cm de comprimento, a 1 cm de distância uma da outra;
  • Quebrando a lingüeta que se formou com um alicate.

Como eu monto a Automação do Boneco?

O esquema de fiação do PVCDuíno para funcionar como Robô Guardião fica assim como mostra a figura abaixo. Instruções detalhadas de como montar os componentes no Protoboard e conectá-los você encontra no nosso tutorial Monte e Programe um Boneco utilizando Arduino e um Protoboard convencional.

Scratch-Nano-Robo-Tesouro bb.png

Robo-tesouro.png

8 comentários

  1. Ola!
    estou iniciando o uso do scratch e gostaria de fazer este robô, mas na minha versão do S4A não tenho esses blocos cinza escuro:
    Ativar pino digital 12 como ultrassom
    Ativar pino digital 4 como servo
    Ativar pino digital 5 como servo
    etc

    qual a versão que vocês usa? quero muito ativar o ultrassom com o S4A Obrigada pela ajuda

    Curtir

Deixe um comentário